terça-feira, 31 de agosto de 2010

Prevenção Contra Viroses !

Há muitas doenças infecciosas que atingem a espécie humana, que podem se espalhar rapidamente, em um grande número de pessoas de uma certa região, nesses casos são as epidemias.
Quando a doença permanece durante um tempo em um número considerável de pessoas, são chamadas endemias e quando a doença se espalha por muitos lugares do planeta, se chama pandemia.

Iremos comentar sobre as três principais doenças que atingem os humanos : a dengue, a raiva e a AIDS.

DENGUE:
*Virose causada por um vírus, transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus, porém no Brasil, só ocorrem casos da primeira.
*Sontomas: febre alta, mal-estar, dor de cabeça, nos músculos, nos olhos e etc.
*Exige rápido tratamento, pois pode haver perda de sias minerais e outros através do vômito e diarréia, podendo causar desidratação.
*Para evitar, não deve-se deixar ocorrer o acúmulo de água em pneus, garrafas PET, vasos de plantas e outros, o que contribui para a disseminação da doença.
*Além da dengue clássica, há também a dengue hemorrágica, que ocorre quando a pessoa é novamente infectada por uma variedade diferente do vírus
*Na dengue hemorrágica, os sintomas são : febre, dor de cabeça, dores musculares, queda de pressão, dores no estômago e sangramentos no nariz ou em órgãos internos.
*É necessário rápido tratamento e reposição do sangue perdido e outras medidas

RAIVA:
*O vírus é transmitido por mordidas de cães, gatos, ratos ou morcegos que se alimentam de sangue.
*A saliva desses animais também pode transmitir a doença, assim pessoas ao tocarem em animais contaminados, devem procurar o serviço de saúde mais próximo.
*Ao ser mordida, a pessoa deve lavar a ferida com água e sabão e procurar assistência médica imediatamente para a aplicação de vacina e do soro antirábico
*Haverá atualizações em breve... !!!!

Soros: Os Anticorpos Prontos

*O que é um soro ?

Soro é um líquido produzido com o sangue de algum animal(no caso, geralmente o cavalo) que já contenha anticorpos contra o vírus, ou seja, em animais que são previamente vacinados contra os mesmos.
*Como é produzido ?

O animal recebe proteínas do vírus ou vírus inativados, o que faz o sistema imunológico do animal porduzrivanticorpos específicos. Após isso, o sangue do animal é retirado e é produzido o soro.
*A que são recomendados ?

Os soros são recomendados para pessoas que ja tenham adquirido o vírus, o que o torna o combate aos mesmos mais rápido. O soro não proporciona defesa permanente, porém há casos, como picadas de cobras peçonhentas, que requerem ação rápida, ou seja, a aplicação de soros para a neutralização dessas substâncias.