sábado, 3 de abril de 2010

Células

Teoria celular: afirma que todo ser vivo é formado por células;e estas são as unidades morfológicas e fisiológicas dos seres vivos.

Classificação dos seres vivos em relação as células:
*Unicelulares:Procariotos:apresentam material solto no interior da célula.
Eucariotos:apresentam material genético dentro de um núcleo, envolvido por uma membrana.
*Multicelulares: todo ser multicelular é também eucarioto.

Robert Hook: foi a priemeira pessoa a projetar uma lente de microscópio(essa lente não era muito desenvolvida) e escreveu um livro explicando os métodos para a projeção dessa lente.
Anton van Leeuwenhoek: com base no livro de Hook, projetou uma lente de microscópio muito mais desenvolvida.Com essa lente, ele via nos organismos vivos coisas se mexendo, as quais ele não sabia o nome e passou a chamar de células.

Célula bacteriana:


Flagellum:flagelo
Capsule: Cápsula
Pili: Pili
Cell Wall: Parede celular
Cytoplasm: Citoplasma
Mesosome: Mesossomo
Ribosomes: Ribossomos

Função de cada parte da bactéria:

Pili: troca de material genético entre as bactérias.
Parede celular: dar forma e proteção a célula.
Proteínas Respiratórias: trocas gasosas.
Flagelos: Permitem o movimento da célula.
Citoplasma: Reações químicas que mantém a célula viva.
Ribossomos: Produção de proteínas.
Mesossomo: Respiração celular.



Célula Vegetal
















As principais partes da célula vegetal são:

*Parede celular(formada por celulose)
*Membrana plasmática
*Citoplasma
*Núcleo
*Organelas membranosas
*Mitocôndria
*Complexo de Golgi
*Cloroplastos
*Vacúolo
*Lisossomos.



Célula Animal:
Essa é a célula animal.
É também uma célula eucariótica e apesar de ser igual a vegetal, tem diferenças, como:
*Não possui parede celular.
*Não tem vacúolo.

Origens da vida

Teorias da origem da vida:
*Aristóteles(século IV a.C)-Abiogênese: Afirma que a matéria prima bruta pode gerar vida, pois apresenta um "Princípio Ativo" , "Energia Vital".

Essa teoria teve início quando Aristóteles fez dois experimentos:

1°-Aristóteles deixou trigo em um chapeu no canto de uma sala escura.Assim, depois de um dia voltou e constatou que havia ratos e não havia mais trigo.Após isso,Aristóteles concluiu que o trigo gerou a vida dos ratos,quando na verdade os ratos estavam ali para roer o trigo.

2°-Aristóteles deixou um pedaço de carne num recipiente aberto.Da mesma forma do outro experimento,após um dia voltou e viu que havia larvas na carne.Após isso, constatou que as larvas haviam sido geradas pela carne, quando na verdade elas estavam ali porque moscas teriam sentado ali e depositádo-las.

* Louis Pasteur, um homem estudioso que era contra essa teoria de Aristóteles, fez um experimento para provar que ela era falsa.Ele ferveu uma porção de água e jogou em um pedaço de carne, fazendo um "caldo de carne". Após ter feito isso, jogou esse caldo em um recipiente de experimentos e deixou-o aberto.Depois de um dia, examinou o caldo e viu que existiam larvas nele.
Depois, fez outro experimento, novamente com "caldo de carne", porém dessa vez com a tampa fechada.No outro dia, verificou o caldo e viu que não havia larvas.

*Conclusão: No primeiro experimento de Pasteur, havia larvas no caldo pois ele deixou o recipiente aberto, deixando a posssibilidae das moscas terem contato com o caldo e depositarem suas larvas.Já na segunda vez, ele fechou o recipiente, impossibilitando o contato das moscas no caldo.

*Obs: Pasteur também concluiu que se fervesse esse caldo poderia matar todas as larvas. Esse processo foi chamado de PASTEURIZAÇÃO.

* Teoria Extraterrestre-Arrhenius: Essa teoria diz que a vida teria se originado em outro lugar do universo, e vindo para a Terra de "carona" em cometas, meteoritos e poeira cósmica.
*Essa teoria foi reforçada com a análise de um pedaço de um meteorito vindo de marte, o AH 84001, onde foi observado algumas formas de vida, semelhantes a minhocas, porém em proporções minúsculas.

*Teoria de Oparin-Haldane: Essa teoria afirma que os gases da atmosfera primitiva(NH4-Metano; NH3- Amônia; H2O-Vapor d'água; H2S - gás sulfídrico; CO2- dióxido de carbono), juntamente com as fontes de energia(Raios de tempestade;Radiação Infravermelha e UV,provenientes do Sol) formaram os compostos orgânicos que ficaram em suspensão na atmosfera até chegar ao ponto de chuver e eles entrarem em contato com argila(que contém fósforo) e formar os ácidos graxos que após um tempo foram arrastados para o mar através da chuva, onde formaram os coacervados, que posteriormente deram origem a primeira célula viva.

*Obs:Um experimento que comprovou essa teoria foi o experimento da Stanley Miller.

Ele colocou os gases da atmosfera primitiva( antes já citados), dois eletrodos para representarem os raios de tempestades e pôs também uma lâmpada de luz ultravioleta, para representar a energia vinda do Sol.Feito isso, constatou que após algum tempo, havia se formado uma substância de cor meio marrom-alaranjada ou seja, os compostos orgânicos, afirmando a teoria de Oparin- Haldane.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

As teorias da origem do universo

Desde o início dos tempos, as pessoas crêem em duas teorias:



*Teoria Dualista: Essa teoria afirma que um DEUS, uma "entidade divina" criou o universo, organizou o caos.Além dessa afirmação, diz que a matéria é formada por duas partes:

*Material: átomos

*Espiritual



O universo é formado por duas partes:

*A parte natural: matéria

*A parte sobrenatural: Deus.



Teoria Monista: Essa teoria afirma que o universo surgiu atrtavés de uma grande explosão, o BIG BANG, ou seja, é uma teoria que confia na ciência e tem uma visão naturalista( abordagem materialista).

Vejamos uma imagem do BIG BANG:



















A partir dessa explosão, começou a se formar uma linha do tempo:
5 bilhões de anos: formação do Sol.
4,5 bilhões de anos: formação da Terra.
3,8 bilhões de anos:surgimento do primeiro ser vivo unicelular, semelhante a bactéria.
700 milhões de anos: surgimento dos animais
300 milhões de anos: formação das primeiras estrelas.
200 milhões de anos: surgimento dos mamíferos
65 milhões de anos: desaparecimento dos dinossauros, pela queda do meteoro "xichlub".
2 milhões de anos: surgimento das primeiras espécies como Homo ergaster e Homo sapiens.(Regra de nomenclatura:o nome do gênero e da espécie devem ser escritas em latim.Quando digitadas, devem ser em itálico e quando forem escritas devem ser sublinhadas).

Essas são as teorias da Origem do Universo!

A Classificação de Aristóteles e seus critérios.

Como Aristóteles foi o primeiro homem a estudar a BIOLOGIA, ele classificou os seres vivos em três grandes reinos:
*Vegetais:
são vivos; tem células; se reproduzem; possuem material genético(DNA=ácido desoxirribonucleico).
*Animais:
*Minerais.

Observação:
BIOS: vida
LOGOS: estudo