sábado, 3 de abril de 2010

Células

Teoria celular: afirma que todo ser vivo é formado por células;e estas são as unidades morfológicas e fisiológicas dos seres vivos.

Classificação dos seres vivos em relação as células:
*Unicelulares:Procariotos:apresentam material solto no interior da célula.
Eucariotos:apresentam material genético dentro de um núcleo, envolvido por uma membrana.
*Multicelulares: todo ser multicelular é também eucarioto.

Robert Hook: foi a priemeira pessoa a projetar uma lente de microscópio(essa lente não era muito desenvolvida) e escreveu um livro explicando os métodos para a projeção dessa lente.
Anton van Leeuwenhoek: com base no livro de Hook, projetou uma lente de microscópio muito mais desenvolvida.Com essa lente, ele via nos organismos vivos coisas se mexendo, as quais ele não sabia o nome e passou a chamar de células.

Célula bacteriana:


Flagellum:flagelo
Capsule: Cápsula
Pili: Pili
Cell Wall: Parede celular
Cytoplasm: Citoplasma
Mesosome: Mesossomo
Ribosomes: Ribossomos

Função de cada parte da bactéria:

Pili: troca de material genético entre as bactérias.
Parede celular: dar forma e proteção a célula.
Proteínas Respiratórias: trocas gasosas.
Flagelos: Permitem o movimento da célula.
Citoplasma: Reações químicas que mantém a célula viva.
Ribossomos: Produção de proteínas.
Mesossomo: Respiração celular.



Célula Vegetal
















As principais partes da célula vegetal são:

*Parede celular(formada por celulose)
*Membrana plasmática
*Citoplasma
*Núcleo
*Organelas membranosas
*Mitocôndria
*Complexo de Golgi
*Cloroplastos
*Vacúolo
*Lisossomos.



Célula Animal:
Essa é a célula animal.
É também uma célula eucariótica e apesar de ser igual a vegetal, tem diferenças, como:
*Não possui parede celular.
*Não tem vacúolo.

10 comentários:

  1. Gostei do blog de vocês! Bem interessante!
    Olhem o meu e da Alice Selbach:
    http://bioslogos.blogspot.com

    Schimitt

    ResponderExcluir
  2. MTO BOM E BEM ORGANIZADO ESSE BLOG CONTINUEM ASSIM... VAMOS FAZER UM RANKING DOS MELHORES BLOGS... O Q ACHAM? ABRAÇÃO E BOA AEs PARA VOCES!

    ResponderExcluir
  3. gente eu tenhho que fazer um maquete sobre a celula animal , mais eu não sei como fazer , alquem sabe me explicar ?
    por favor :S

    ResponderExcluir
  4. com que eu preciso para fazer uma maquete sobre a célula animal ?
    gente me ajuda :@

    ResponderExcluir
  5. bom paulinha, no colegio fiz uma com massa de modelar em uma ceramica grande e usei papel p/ dar as características, pode ser feito tbm com massa de biscuit, vc compra tinge com as cores indicadas em qualquer desenho do Google.

    ResponderExcluir
  6. é demais gostei muito me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante, me ajudou bastante !
    Galera, sigam meu blog : http://sarinharodrigues2.blogspot.com/
    beijos '

    ResponderExcluir